Desenvolvido de forma autônoma e inovadora pelo Estado do Espírito Santo, por meio das equipes de Geomática, Monitoramento e Tecnologia da Informação da Agerh, o sistema IQA-ES dá publicidade e transparência aos dados produzidos pelo Programa de Monitoramento de Águas Interiores.
O IQA-ES permite ao usuário identificar, de forma amigável, os pontos de monitoramento e acessar as respectivas informações relativas à qualidade da água nesses locais.
O monitoramento hidrológico quali-quantitativo para a gestão de recursos hídricos no Estado do Espírito Santo tornou-se responsabilidade da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), com a sanção da Lei Estadual Nº 10.143, em 13 de dezembro de 2013.
O Programa de Monitoramento das Águas Interiores do Estado do Espírito Santo busca avaliar a tendência da qualidade das águas superficiais das bacias hidrográficas do Estado, permitindo verificar a efetividade das iniciativas de recuperação hídrica, o atendimento às metas de enquadramento, além de identificar áreas críticas em termos de poluição, contribuindo assim para a gestão dos recursos hídricos.
O programa de monitoramento utiliza o Índice de Qualidade da Água (IQA), que incorpora nove variáveis relevantes para a avaliação da qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros também são indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos.
PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA (IQA)
Oxigênio dissolvido
Coliformes termotolerantes
Potencial hidrogeniônico - pH
Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO5,20
Temperatura da água
Nitrogênio total
Fósforo total
Turbidez
Resíduo total
Os valores do IQA são classificados em faixas, que variam entre os estados brasileiros.
Faixas de IQA Avaliação da Qualidade da Água (National Sanitation Foundation)
90-100 Excelente
70-89 Bom
50-69 Médio
25-49 Ruim
0-24 Muito Ruim
O monitoramento das águas superficiais é feito por meio de coletas e pesquisas, quatro vezes ao ano, quando são analisados os seguintes parâmetros:
Sólidos Totais (Resíduos Totais)
Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO
Fósforo Total
Coliformes Termotolerantes
Nitrato
Nitrito
Nitrogênio Amoniacal
Nitrogênio Kjeldhal
Sólidos Dissolvidos
Demanda Química de Oxigênio - DQO
Salinidade
Clorofia-a
Surfactantes
Sólidos em Suspensão
Alcalinidade Total
Fósforo Solúvel Reativo
Fitoplâncton - qualitativo e quantitativo
pH
Condutividade
Oxigênio Dissolvido
Temperatura do ar
Temperatura da água
Turbidez
Cloreto total
Carbono Orgânico Total
Os parâmetros de qualidade da água para uso doméstico e industrial estão estabelecidos na Resolução CONAMA n° 357/2005.